Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS

O que é  o CEAS? 

Órgão de caráter permanente deliberativo e composição paritária, vinculado a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social - SIMS. Criado através da Lei nº 0256 de 22 de dezembro de 1995.

O Conselho Estadual de Assistência Social é instrumento fundamental no âmbito do Controle Social, conforme prevê a Lei Orgânica de Assistência Social, evidenciando – se como instância deliberativa do Sistema descentralizado e participativo, conforme o Artigo 16 Inciso II da respectiva Lei.

Qual sua função?

É responsável pela elaboração das diretrizes da Assistência Social, apreciação e aprovação da Política de Assistência Social em articulação com as demais Políticas Setoriais básicas, em consonância com a Legislação específica e recomendações emanadas do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

Quem compõe o CEAS/AP?

O CEAS / AP é composto de forma paritária, com representantes do Poder Público Estadual e Organizações da Sociedade Civil representantes de usuários ou organizações de usuários, Entidades e Organizações de Assistência Social - conforme o que estabelece o Artigo 3º da LOAS, e Organizações de Trabalhadores da Área da Assistência Social.

O Conselho Estadual de Assistência Social tem em sua composição as seguintes Instituições e Entidades: 

I – REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO ESTADUAL (biênio 2015/2017)

SECRETARIA DE ESTADO DA INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL – SIMS

Maria de Nazaré Farias do Nascimento– Titular

Patrícia da Silva– Suplente


Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo - SETE
Ângela Maria Guedes da Silva – Titular
Maiara de Araújo Arruda – Suplente

Secretaria de Estado da Educação - SEED
Cleide Maria Dias de Oliveira – Titular
Clara Maria Silva dos Passos– Suplente

Secretaria de Estado da Saúde - SESA
Marluce de Oliveira Castro - Titular
Jucicleuma Raimunda Santos Pena – Suplente

Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro - SEPLAN
Edmilson Clementino da Silva – Titular
Herozilda da Silva Moreira – Suplente

Fundação Estadual da Criança e do Adolescente - FCRIA
Alba Nize Colares Caldas – Titular
Henrique Cardoso Lemos – Suplente


Defensoria Pública do Estado do Amapá - DEFENAP
Edilena Gonçalves Dias – Titular
Ingrid Valéria Teixeira Soares – Suplente


Corpo de Bombeiros Militar do Amapá - CBM/AP
Danielson Almeida do Amaral – Titular
Sillieni Silvia das Mercês Gonçalves – Suplente


REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Centro de Solidariedade João Paulo II
José de Sousa Ribeiro Filho – Titular
Andreia Leite da Silva – Suplente


Associação Educacional Moriá
Maria Benedita Gomes – Titular
Messias Benedito Lacerda de Freitas – Suplente


Instituto do Câncer Joel Magalhães - IJOMA
Paulo Roberto da Conceição Matias de Souza– Titular
Almira Lopes C. Dos Santos - Suplente


Instituto Beneficiente Amigos Solidários do Amapá - IBASAP
Renilce França Pereira – Titular
João Paulo Silva Santos – Suplente


Instituto Eco Vida
Assunção Gomes da Graça – Titular
Aldenora Gomes González - Suplente


Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá - AMA
Jani Betânia Sousa Capiberibe Costa – Titular
Adely Daiane Martins Martins – Suplente


Conselho Regional de Serviço Social/24ª REGIÃO - CRESS/AP
Josinelma Valadares de Oliveira – Titular
Ronnye Robson Santos da Silva – Suplente


Sindicato dos Sociólogos do Estado do Amapá - SINDSEAP
Uaci Moraes Caldas – Titular
Maria Djanira Modesto Cardoso– Suplente

DIRETORIA DO CEAS/AP (biênio 2015/2017):

  • Presidente: Josinelma Valadares - Conselho Regional de Serviço Social do Amapá.
  • Vice-Presidente: Maria de Nazaré Farias - SIMS;
  • Primeira Secretária: Benedita Gomes - Associação Educacional Moriá;
  • Segunda Secretária: Marluce de Oliveira - SESA;
  • Secretária Executiva:
  • Apoio administrativo: