Movimentos sociais da juventude participam de reunião com a SIMS

Alinhar os movimentos sociais e a gestão estadual no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a juventude. Este foi o objetivo de um grande encontro promovido pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), que aconteceu na manhã desta terça-feira 22 de agosto, no Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço.

A SIMS, por meio de sua Gerência Geral do Programa Juventude Cidadã e da Coordenação de Articulação Institucional (CARTI), mobilizou lideranças de diversas organizações da juventude para estabelecer diálogo acerca dos programas sociais voltados para este segmento. O encontro também objetivou estreitar o contato com estas representações e outras, para conhecer o contexto de sua atuação e atividades desenvolvidas, assim como permitir um canal de escuta para a exposição de suas demandas.

A coordenadora de Articulação Institucional da SIMS, Cátia Vieira, pontuou o trabalho da CARTI: “Em nome do GEA, damos apoio para o fortalecimento de organizações sociais que atuam em diversas frentes, entre elas as voltadas para promoção de direitos da juventude. E nos colocamos à disposição para dar suporte técnico na legalização, regularização de entidades que nos procurem”.

Na ocasião, foram socializadas informações sobre o Programa Passe Social Estudantil e anunciada a retomada do Programa Amapá Jovem.  O evento oficial de lançamento do programa está previsto para a próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, em local a ser definido. O Amapá Jovem é executado pela SIMS e tem a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (SEJUV), como apoio técnico na articulação.

Em sua fala, o gerente do Juventude Cidadã Gilvan Barbosa, destacou a importância do engajamento dos jovens na criação e manutenção de políticas de estado voltadas para a juventude: “O fortalecimento destas políticas só será possível com o envolvimento direto de cada um de vocês, interlocutores do segmento jovem no diálogo com a gestão”.